
Com o surgimento da internet e do avanço tecnológico, diversas facilidades foram ofertadas a população de todo mundo, como se comunicar com outra pessoa do outro lado do mundo, fazer compras sem sair de casa, tudo isso apenas tendo acesso a internet. Infelizmente não são todas as pessoas que estão podendo usufruir dessas facilidades, a população idosa em especial, que viveu em uma época diferente, estão pouco familiarizados com o que os jovens consideram coisas simples, como mandar uma mensagem, consultar saldo bancário, ou até mesmo colocar o celular no despertador para se lembrarem do horário da medicação. A população mundial está envelhecendo e com isso as tecnologias devem se adaptar a ela, proporcionando praticidades, ferramentas e boas experiências a terceira idade.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), idoso de modo geral é toda pessoa que possui mais de 60 anos, atualmente essas pessoas que outrora foram bastante ativas em sociedade, devido a limitações da idade se tornaram mais habituadas ao lar, mas ainda necessitando de coisas básicas como ir ao supermercado, fazer compras e se comunicar com outras pessoas. Ninguém gosta de depender de ninguém, com a população idosa não é diferente, mas infortunamente em meio a era digital eles ainda não estão habituados as tecnologias que os cercam, devido ao medo de errar e ao uso de botões e letras miúdas que são considerados para a população idosa, uma barreira na utilização da tecnologia e por isso acabam pedindo o auxílio dos filhos e netos, que majoritariamente não possuem paciência para ensiná-los, pois estes aprendem de forma diferente, sendo necessário que aquele que irá ensiná-los possua paciência.

Na minha humilde opinião o preconceito contra seniors a respeito do uso das tecnologias, pode ser combatido por meio de uma reflexão, cada um de nós deve se perguntar, como de uma bebê que não sabia fazer nada, cresci e me tornei quem sou hoje? Por meio da resposta, ficará claro a dependência que tivemos um dia daqueles que estão precisando de nós hoje, e com isso a empatia será desenvolvida. Mas não é somente por meio da reflexão que o objetivo será alcançado, favorecer o acesso do idoso ao convívio social pelos diversos meios disponíveis é um direito regulamentado pelo Estatuto do Idoso que, em seu Artigo 3, prevê a viabilização de formas alternativas de participação, de ocupação e de convívio de pessoas da terceira idade com as demais gerações. Assim, o Artigo 21, Parágrafo Primeiro, garante que os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos para a sua integração à vida moderna (Lei Federal nº 10.741, 2003).

Medidas para integrar o idoso a essa nova sociedade digital devem ser efetivadas, uma sugestão é a criação de projetos escolares, que façam visitas a abrigo de idosos, e lá as crianças e jovens terão que ensinar o que sabem a respeito de coisas do seus dia -a dia com uso da tecnologia, e os idosos oferecendo as suas expertises de vida, assim os idosos aprenderão mais a respeito da tecnologia que os cercam, e os jovens aprenderão a respeito da vida com pessoas mais sábias, que viveram mais do que elas, em uma época diferente.
Iniciativas como o projeto Cidadania Digital que existe desde o ano de 2013 e é uma parceria entre a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED-GO), que promove aulas de inclusão digital aos seniors de acordo com as suas necessidades, para inseri-los no mundo da internet é um exemplo do tipo de projetos que devem replicados em todo ambito nacional.
Segundo a instrutora de inclusão digital do Centro de Convivência de Idosos Cândida de Morais (CCICM), Glauciene Carrijo:
“Eles querem se comunicar com os filhos e netos, irmãos que geralmente estão em outras cidades. Então utilizam bastante o WhatsApp, aprendem a mandar mensagens de áudio, tirar fotos”, pontua, ao acrescentar que outro benefício proporcionado com o aprendizado é a maior autonomia. “Muitas idosas vendem Avon, Natura. Agora elas usam aplicativos das empresas e mandam seus pedidos sem precisar de ajuda de outras pessoas”, explica a instrutora.

Benefícios da tecnologia para os idosos
Evita o isolamento
Ensina coisas novas
Aumenta o acesso a serviços públicos
Independe de alguém para coisas básicas que podem ser feitas com a tecnologia

“Uma das principais motivações para que o idoso utilizasse a internet foi a de conhecer pessoas novas e estabelecer novos vínculos pessoais, bem como realizar serviços sem ter que sair de casa, visto que enfrentaria dificuldades de locomoção, o que, muitas vezes, impossibilita a liberdade para exercer suas obrigações e gozar dos seus direitos.” Thiago de Oliveira Felizmino e Rochele Bezerra Barbosa, ambos psicólogos.
Personagens idosos destaques na área de TI ontem e hoje.
Larry Ellison – Nascimento: 17 de agosto de 1944 (idade 75 anos)

Larry Ellison é um dos fundadores e diretor executivo da Oracle Corporation – uma multinacional de tecnologia e informática, sediada nos Estados Unidos, já listada como uma das melhores empresas do mundo para trabalhar, é conhecida por desenvolver e comercializar hardware e softwares de banco de dados.
Irmã Mary Kenneth Keller – Nascimento: dezembro de 1913; Morte: 10 de janeiro (72 anos)

Primeira doutora em Ciências da Computação, a freira ajudou a fundar uma associação infantil que promovia o uso de computadores na educação, lutava também pela inclusão de mulheres na área da computação.
Keller foi contribuinte para a Criação do BASIC, linguagem desenvolvida com fins didáticos, sucedida pelo Pascal.
Bill Gates – Nascimento: 28 de outubro de 1955 (idade 64 anos)

Responsável por fundar a Microsoft, é também reconhecidamente um dos pioneiros na revolução do computador voltado para o consumidor comum. Desde a década de 1990, Bill Gates é figura constante entre as pessoas mais ricas do mundo.
Referências
http://tnh.health/blog/seniors-e-tecnologia-2/
http://www.ovg.org.br/post/ver/231493/idosos–conectados-ao-mundo-digital
https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/idosos-no-mundo-da-internet/
Texto sucinto com informações precisas e relevantes para uma temática de grande importância na nossa atualidade.
CurtirCurtir
Concordo contigo. Como você falou o Estatuto do Idosos prevê direitos para o mesmos que na prática não estão sendo cumpridos. O governo deve investir mais na alfabetização digital dessa faixa etária que cresce cada vez mais.
CurtirCurtir
Muito legal o texto , gostei da sua opinião de que precisamos ter empatia e lembrar que um dia eles nos ensinaram assim como precisam agora mas , infelizmente a sociedade não tem essa construção social tão grande assim e temos que colocar projetos em ativa para que não haja essa desigualdade tecnologica.
CurtirCurtir